Tutorial Básico de Trabalho com Pixels
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Tutorial Básico de Trabalho com Pixels
Tutorial Básico de Trabalho com Pixels
Gostaria de apresentar a vocês um jeito simples de mexer com a Pixel Art.
Isso não é uma coisa difícil, se bem aprendida. E irei mostrar o básico.
Índice:
[1] - Programas para trabalho..
[2] - O estudo da Sombra em Cabeças Humanas.
[3] - Ainda inexistente, preciso de idéias.
Tópico sendo atualizado constantemente... A demora para postar significa trabalho árduo (montando as aulas).
Aula 1 - Programas para Trabalho.
Antes de começar a mexer com as Sprites, precisa-se ter alguns programas.
Dependendo de sua preferência, pode procurar nesse site:
Baixaki - Editores de Imagem
Irei organizar os programas por Large Art e Pixel Art:
Large Art:
Versões do Photoshop: CS2 / CS3.
Entre outros... Esses são programas bons, pois são mexidos por camadas.
Pixel Art:
O famoso Paint, ou pode usar esse outro aqui, se não tiver:
Paint-NET
Idraw3
OV Art:
Qualquer programa de fotos que tiver.
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Para conseguir bons resultados nesse tutorial, principalmente na próxima aula, deve-se ter um programa Large Art, e um Pixel Art. Todo programa Large Art serve como OV Art.
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Glossário:
- Spoiler:
- Programas para Large Art: Utilitários para edições de imagens grandes, como Titles, Game Overs, Panoramas, entre outros.
Programas para Pixel Art: Utilitários para edição de imagens pequenas. em que os detalhes são pequenos e importantes, como Charsets, Tilesets, até mesmo Battlers, se souber fazer.
Programas de O.V. Art: Programas que servem apenas para visualização das imagens, serve para procurar focos de luz, sombra, entre outros.
Exercício
- Spoiler:
- 1- Pegue um programa Large Art, e um Pixel Art.
2- Poste uma foto, mostrando a paleta de cores, e como selecionar uma no programa em que usa.
(É para tirar as fotos, apenas)
Última edição por Raito Yagami em Sáb Dez 20, 2008 1:09 pm, editado 1 vez(es)
Re: Tutorial Básico de Trabalho com Pixels
Aula 2 - O Estudo da Sombra em Cabeças Humanas.
Sim, agora vocês tem as ferramentas, e podem começar a desenhar... Mas antes, vamos rever os conceitos de Luz e Sombra.
- Spoiler:
- Luz: Cor-luz, ou cor-energia é aquela, em a Teoria das cores, que, contrapondo-se à cor-pigmento, diz respeito à reflexão dos raios luminosos - e não pela cor efetiva contida na substância.
Identificada pelo fenômeno da refração dos raios solares, essa concepção das cores deu-se pela primeira vez com o físico inglês Isaac Newton, no ano de 1666.
Segundo essa compreensão, a cor percebida pelos olhos é aquela refletida pelo objeto no qual o raio solar incide. O branco, assim, consiste na reunião de todas as cores, ao passo em que o preto seria a ausência de cor.
Sombra: Uma sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. Uma sombra ocupa todo o espaço que está atrás de um objeto com uma fonte de luz em sua frente.
*Definições estranhas. pt.wikipedia.org
Agora, depois de terem lido as citações, sobre esses conceitos, vamos colocá-los em prática.
Primeiro temos que encontrar as posições de Luz e Sombra. Não adianta em nada, você sombrear em qualquer lugar, e falar que está sombreado. Que está, está... Mas pode estar no lugar errado...
- Parte 1: O Estudo da Sombra
Nossa modelo de hoje é minha Hana.
Ela será nossa modelo em mais aulas, então se acostumem... *-*
Primeiro vamos localizar as sombras. Como ela faz parte de um jogo em que podemos "virar a câmera", para pegar ângulos variados, peguei apenas os quatro que podemos usar no Maker*.
Para fotos de outros tipos, é recomendado conhecer o personagem antes de fazer algo...
Por exemplo, a Hana tem uma trança, que não pode ser desconsiderada.
*(Por estarmos fazendo Pixel para o Maker, eu peguei como exemplo esse, mas não é apenas para ele que podemos fazer).
E aqui está as fotos dos ângulos de sua cabeça. (A dela >.<)
Agora, coloque em um programa Large Art. Suma com o fundo (Na foto, o deixei monocromático, isso ajuda também), deixando-o com apenas uma cor (tom de cor), ou até mesmo sem cor.
Em uma camada abaixo dessa, pinte ela de uma cor única*.
*Recomendo as cores Azul, Verde ou Vermelho*
Depois, na camada da frente (onde está a foto) deixe-a com efeito "Luminosity" (ou algo parecido, dependendo do programa, foi o que usei no exemplo, servem outros também):
-> Vermelho
-> Azul
-> Verde
-> Ou apenas deixe a foto monocromática.
Assim, a foto parece ser mais fácil de detectar os efeitos... A Luz e a Sombra... Vendo pelas cores mais claras, e mais escuras...
Prefiro fazer as quatro ao mesmo tempo... Também ajuda. Onde uma cor erra (funciona insuficientemente), a outra corrige.
Re: Tutorial Básico de Trabalho com Pixels
Parte 2 - A montagem da cabeça.
Bem, agora que estudamos a sombra dela, vamos continuar, e fazer a cabeça.
Primeiro, procurei um resource próximo ao do cabelo dela...
Neste caso, um recolor sairia melhor, mas acha que teria graça, e fazer uma aula com recolor? >.<
Resolvi descolorir a imagem, já que queria refazê-la.
Depois disso, pintar o cabelo da cor que quero, no caso, roxo.
*Antes que me perguntem, sempre jogo a cor mais clara no meio.*
Agora, fazer uma borda, de uma cor próxima ao preto...
No caso, eu sombreio da ponta para o meio, sempre clareando... Alterar o "B", do HSB, onde regula o brilho...
Nesse caso, tomar pequeno cuidado com a trança... Que está no meio, e requere cuidados especiais.
Quanto mais próximo do "centro", mais clareado é...
https://2img.net/r/ihimizer/img104/7123/headshanashadow3qt7.png
Agora, comecei a sombrear o rosto.
É a mesma coisa, sempre das pontas para o meio...
https://2img.net/r/ihimizer/img60/6563/headshanashadow5pw0.png
Só que, em uma cabeça, o ponto mais claro é um pouco mais em baixo do que o centro de um círculo. *Vejam no Estudo (2.1)*
Quase pronta, falta apenas detalhar:
Prontinho... Essa é uma cabeça resombreada...
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Re: Tutorial Básico de Trabalho com Pixels
Parte 3 - Cabelos Longos (Especial)
Oi, gente... Depois de um tempo absurdo, e alguns pedidos, que foi o que me fez retomar às aulas, vou montar a terceira aula sobre Sombreamento.
Todas as Sprites podem ser sombreadas deste jeito, menos um caso especial: O dos cabelos longos.
Sprites de cabelos longos tem uma iluminação diferente, já que a influência da luz interfere no brilho dos mesmos, mais do que nos curtos.
Por isso precisei criar uma aula a mais.
Certo, vamos começar.
Pulando a parte do estudo, vamos direto à criação.
Descolori outra imagem, para poder sombrear.
Vamos começar pelas bordas.
Agora, fazendo o sombreamento básico, das pontas para o meio, até chegar nas cores mais claras.
gora, estamos chegando na cor mais clara.
A diferença do cabelo longo vem agora. Atentem-se a char de costas.
Percebeu que nosso "meio" é gigantesco, não é mesmo?
Nesse caso, ampliei a terceira cor (A que fiz o último sombreamento) em um pixel para os lados, para deixar mais "grossa", nossa sombra.
E como os cabelos tem fios (Não diga '-'), e algumas "grandes" mechas, alguns principais são destacados na Sprite. Assim eles aparecem na mesma.
A char de lado tem "dois meios", isso pode acontecer, o tamanho do cabelo interfere nisso.
Fazendo todos os escurecimentos possíveis, ela ficou assim:
Agora, chegamos perto do final.
A personagem de cabelo longo tem uma diferença, pois mesmo com o tamanho do cabelo, assim tendo um campo de luz grande, há uma parte que é mais iluminada que as outras. Esta parte forma um arco, com concavidade para baixo.
O resultado da montagem foi este:
Agora terminamos a aula...
Para matar as saudades, um exercício:
- Spoiler:
- Pegue a minha char descolorida, e tente refazer tudo que fiz.
Bem... Gostaram da aula?
By Angel Ivy
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